Criar uma Loja Virtual Grátis
Evolução Nintendo.
Evolução Nintendo.

A Nintendo vai revolucionar novamente os games com o Wii U?



Acompanhei ao vivo a apresentação da Nintendo na E3 (inclusive comentei sobre ela com vocês no @mundotecno) e, ao menos à princípio, a sensação que tive foi de dúvida. Muito disso causada pela confusão do anúncio do Wii U. Logo no comecinho, todo mundo ficou sem entender direito: afinal, era um console ou um controle?

Passado alguns minutos, foi confirmado que sim, é um novo console, que tem um controle bastante inovador. Com todas as informações em mãos, podemos analisar melhor este anúncio.

1. Os gráficos

Segundo o que foi apresentado, os gráficos tiveram uma grande melhoria com relação à versão anterior. Essa era a maior reclamação dos usuários do Wii, e motivo de chacota por donos de PS3 e XBox. Agora, no mínimo, terá o mesmo nível de imagem destes, suportando até 1080p. Pelo que vimos na apresentação, é realmente de encher os olhos.

2. Os novos jogos

O Wii sempre teve um jeitão de game para mulheres e crianças. Devido a seus personagens com visual de cartoons, uma variedade interminável de jogos do Super Mario e pouquíssimos jogos adultos, muitos preferiam não comprar o console. Na apresentação foi mostrada uma série de títulos de terceiros que finalmente estarão disponíveis para o console da Nintendo. No entanto, nada de novo, apenas novas versões de jogos que já existem. Nenhuma nova franquia, até agora, nascerá com o Wii U. Como ainda falta pelo menos um ano para entrar no mercado, a esperança é que daqui para lá possa surgir alguma novidade.

3. Multiplayer

Parece que a Nintendo finalmente terá uma rede online de verdade. Ainda não foram divulgadas informações sobre as características da rede, mas alguns jogos, como Ghost Recon Online, terão voice chat, ranking online, conquistas e uso de friends codes para adicionar os amigos. Eles prometem em breve divulgar novas informações.

4. O controle

O controle foi, sem dúvida, o que mais chamou atenção de todos. Ele possui tela sensível ao toque (single touch), acelerômetro, giroscópio, câmera e funções exclusivas, que darão uma imensa vantagem ao jogador que estiver usando-a. Pela forma como foi concebido, lembra uma mistura de tablet com Wii Remote, o que é bastante inovador. Ao que parece, ele é bastante leve, de forma que a pessoa possa passar muito tempo jogando sem cansar os braços. Muito provavelmente, ele será recarregável via USB, já que seria inviável usar pilha em um equipamento como este. Ainda não há certeza se será possível usar mais de um controle desses em um mesmo Wii U, e se será ou não vendido separadamente.

O que esperar do Wii U?

Lembro que quando surgiu o Wii tive a impressão de que seria um saco jogar usando muito pouco ou quase nada dos botões, pois (quase) tudo era movimento. Mas o que experimentei foi uma sensação única de jogar, que o tornava mais divertido do que qualquer outro console que eu já tivesse experimentado até então.

Desta vez, fiquei com um pé atrás em um primeiro instante (como assim vou jogar com duas telas? Mal acompanho uma!). Mas se pararmos para pensar, hoje em dia nós não usamos uma tela só. Assistimos TV enquanto tuitamos, ficamos no trabalho e ao mesmo tempo recebendo avisos pelo celular, usamos o tablet enquanto ouvimos música no iPod. Porque não usar também duas telas para jogar? A experiência similar com Nintendo DS e 3DS foi muito bem aceita. Por isso, acredito que a Nintendo pode ser bem sucedida nessa empreitada e mais uma vez mudar a forma como jogamos.

O foco da Nintendo, como sempre, é dar a melhor experiência para o usuário, e agora isso vale tanto para jogadores casuais quanto para hardcores. Talvez em um primeiro momento os concorrentes não sigam sua tendência, esperando para ver a reação das pessoas (e, principalmente, o retorno financeiro). Mas é muito provável que usar duas telas em games seja a “bola da vez” a partir de 2012. E os outros novamente terão que correr para alcançar a Nintendo.